Notícias e Eventos

29/07/2015
Mudança no resultado final do primeiro Sim Wars disputado no Brasil premia Liga da Universidade Estácio de Sá em conjunto com a Liga da UFRJ

lalatees_estcio_de_s_640_01

A competição ocorreu durante o 1° Simular – Fórum Internacional Berkeley de Simulação Realística e Capacitação em Saúde, que reuniu renomados médicos e cientistas do Brasil e do exterior, no dia 25 de junho, no Sheraton Hotel, no Rio de Janeiro.

As equipes participantes – ligas universitárias formadas por estudantes de medicina – tiveram que mostrar suas habilidades de comunicação, trabalho em equipe, liderança e manejo clínico da situação por meio de cenários simulados. O paciente era um simulador real com diversas características fisiologicamente semelhantes às do ser humano, como respiração espontânea com sons pulmonares e cardíacos, pulsos arteriais palpáveis, reflexos pupilares, parâmetros hemodinâmicos derivados de monitorização invasiva e não invasiva, oximetria de pulso, entre outros.

Quatro instituições de ensino superior enviaram representantes: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Após anunciar a liga da UFRJ como vencedora da competição, o comitê científico da Berkeley teve que rever sua decisão, em função de uma falha de comunicação.

Recomendação é entendida como restrição

Embora o regulamento do Sim Wars não criasse qualquer restrição à participação de acadêmicos abaixo do sétimo período de medicina, a recomendação de que as equipes fossem formadas por acadêmicos do sétimo período em diante levou a um entendimento equivocado das regras,  impedindo que a Universidade Estácio de Sá inscrevesse um de seus alunos de segundo período com grande experiência em trauma.

Para manter o espírito do Sim Wars e tentar ser o mais justo possível, a Berkeley resolveu premiar as duas instituições, que obtiveram resultados muito próximos, com uma diferença de apenas 0,5 pontos.

Cada uma das equipes recebeu o prêmio no valor de R$1.000,00 e mais cinco bolsas integrais para o curso de Aperfeiçoamento em Saúde da Berkeley em 2016. Além disso, as duas ligas estão automaticamente classificadas para a próxima edição do evento, em 2016.

A Berkeley parabeniza mais uma vez a LATE UFRJ e a LATEES Estácio de Sá pelo desempenho exemplar no Sim Wars!

Informações

ligue agora :: 21 2275 3131

mais recentes

[+] ver todas